Economia

Paraná apresenta maior índice de endividamento do país

11 de janeiro de 2018 | Publicado por: Raquel Gomes

Ouça Agora

O endividamento no estado alcançou 90,6% em dezembro, maior índice dos últimos quatro anos. A informação foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, que elaborou a Radiografia do Endividamento e Consumo, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A coordenadora destaca que o aumento no endividamento não é, necessariamente, algo ruim, tendo em vista que isso indica maior capacidade de compra por parte do paranaense.

Famílias com renda alta tiveram aumento de 94% de endividamento.

Em todos os meses do ano passado, o Paraná liderou o ranking nacional de endividamento, seguido por Roraima e Santa Catarina. Nas famílias de menor renda, a taxa de endividados ficou em 89,9%.

Apesar de ser o estado com mais endividados, os consumidores paranaenses não são maus pagadores. Tendo 27,3% de endividados com contas em atraso, o Paraná se caracteriza por um alto endividamento, mas um percentual de atraso relativamente baixo. Quanto à falta de condições pagamento das dívidas, a média de 2017 foi de 10,4%.

Mande seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feito com
icone criação de sites