Por questões éticas

Advogados curitibanos deixam defesa de Eduardo Cunha

19 de maio de 2017 | Publicado por: cbncascavel

Ouça Agora

A rádio CBN apurou que os advogados não sabiam dos recebimentos de propina enquanto Eduardo Cunha estava na cadeia. A informação dos donos da JBS sobre a mesada ao ex-deputado pesou e, por questões éticas, o escritório decidiu deixar o caso. Cunha agora é representado apenas por uma equipe do Rio de Janeiro, comandada pelo advogado Ticiano Figueiredo. É possível que ele procure novos defensores em Curitiba.

Nesta sexta-feira (19), o ex-todo-poderoso Eduardo Cunha completa sete meses na cadeia. Neste período, já foi condenado na Lava Jato a 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva, evasão de dividas e lavagem de dinheiro. Cunha foi acusado de receber propina de R$ 5 milhões desviada de um contrato da Petrobras para exploração de petróleo na África. O dinheiro teria sido mantido em uma conta secreta na Suíça. Ele ainda responde em outro processo enviado recentemente para as mãos do juiz Sérgio Moro.

Mesmo preso há sete meses, Cunha ainda não demonstrou interesse em delatar. O assunto nunca foi discutido com seus antigos advogados. O panorama, no entanto, pode mudar com as delações da JBS, que implicam o ex-deputado em irregularidades após a prisão, e com uma eventual condenação da esposa, a jornalista Claudia Cruz, que pode sair a qualquer momento. Se Cunha acabar decidindo pela colaboração, a grande questão é se a força-tarefa da Lava Jato vai querer assinar o acordo e oferecer benefícios ao ex-deputado, como soltura e redução de pena.

Nas delações dos donos da Joesley e Wesley Batista, Cunha é acusado de receber propina mensal da empresa, de cerca de R$ 500 mil, mesmo após ter sido preso na Lava Jato. O objetivo dos empresários seria ‘comprar o silêncio’ de Cunha para que ele não assinasse uma delação premiada.

Repórter Tabata Viapiana/CBN Curitiba

Mande seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feito com
icone criação de sites